Na Semana do Meio ambiente, que antecede o dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, é um momento para estimular reflexões sobre interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor.
É sabido que a Indústria têxtil no mundo é ainda uma das maiores poluentes do meio ambiente. As mudanças bruscas de temperaturas e catástrofes nada naturais nos mostram que o nosso planeta, nossa casa, não suporta mais isso.
Ao longo de toda cadeia produtiva têxtil ocorrem impactos ambientais, que envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos. É por isso, que precisamos de parceiros e fornecedores engajados que possibilitam essa consciência ecológica em todos os processos. Em nosso post sobre Fibras ecológicas, (Clique aqui para conferir: baumgartencamisas.com.br/fibras-ecologicas) detalhamos nossas medidas tomadas, já há muitos anos em: fiação, tecelagem, beneficiamento. Processo de talhação e aproveitamento do tecido. E sobre as embalagens e reciclagem.
Os recursos energéticos e naturais, renováveis ou não, devem ser utilizados de maneira consciente em mente e coração, a fim de construirmos uma indústria da moda amiga do meio ambiente.
Mas, e nós, como seres individuais, que atitudes devemos tomar para tornar nossa vida mais sustentável?
Nosso estilo de vida engloba todas as atividades que desenvolvemos em nosso cotidiano, desde a alimentação até como nos locomovemos. Assim, como e o que você consome, come, usa, como você se diverte, onde mora, tudo isso compõe seu estilo de vida.
Você deve estar se perguntando: “Mas será que o que eu consumo fará tanta diferença assim?”. Pensando individualmente pode parecer um tanto excessiva essa preocupação, porém não se engane! A população mundial chegou a 7,7 bilhões de pessoas em 2020, segundo informações da ONU – Organização das Nações Unidas. E a projeção é que alcancemos 9,7 bilhões de pessoas até 2050.
Repense a pergunta agora: “Será que fará diferença meu estilo de vida?”. Vamos considerar que hoje são 7,7 bilhões de pessoas se vestindo, se alimentando, se locomovendo e se abrigando em área urbanas, sendo essas áreas responsáveis por 60% a 80% das emissões de GEE – gases de efeito estufa, 75% de consumo de recursos naturais e 50% da geração de lixo. Se continuarmos a manter esse estilo de vida, com os atuais padrões de consumo, até 2030 precisaremos de 2 planetas Terra para satisfazer nossa demanda por recursos, que se tornam cada vez mais escassos.
E como mudar esse preocupante cenário? As decisões que tomamos agora definirão nosso futuro como a qualidade de vida que nós e nossos filhos e netos terão. Que tal começar repensando nosso estilo de vida? Para ter um estilo de vida sustentável vamos ponderar a forma como consumimos, vamos nos empenhar em consumir produtos e serviços mais limpos, saudáveis e inteligentes.
Consumo:
– Pense antes de comprar, você realmente precisa disto?
– Dê preferência a peças com matérias prima mais duradouras e peças clássicas, que poderão ser usadas por muito mais tempo;
– Doe as peças que você não usa mais que estão em bom estado, isso aumenta a vida útil das peças.
– Compre de produtores locais, isso diminui o gasto com o transporte dos produtos e ainda incentiva o comércio local;
Alimentação:
– Pense antes de comprar. Com a mudança de hábitos alimentares que o estilo de vida contemporâneo tem nos imposto, estamos consumindo cada vez mais alimentos que geram alto impacto ambiental, como carnes e processados.
– Compre alimentos sazonais (“da época”), orgânicos e de produtores locais.
– Reduza o consumo de carne.
– Reduza o desperdício de alimentos: Que tal optar por aqueles alimentos um tanto “feinhos” para o consumo imediato? Assim você estará evitando que o mesmo seja jogado fora, afinal 30% dos alimentos produzidos não chegam às mesas e 40% dos que chegam são desperdiçados.
Reciclagem:
– Separe os resíduos em recicláveis, orgânicos e não recicláveis;
– Caso não haja coleta seletiva em sua cidade, exija isto das pessoas responsáveis como vereadores, secretários de meio ambiente, prefeito;
Mobilidade:
-Dê ou pegue carona, pois o setor de transportes é responsável por 25% das emissões de CO2.
– Use transporte público.
– Quando for possível, vá de bicicleta ou andando e aprecie a vista (é bom para o meio ambiente e para você também).
Repensando sua habitação:
– Escolha aparelhos energeticamente mais eficientes.
– Apague as luzes quando não estiver usando.
– Conserte a torneira se estiver pingando. Torneiras pingando em países ricos gastam mais água do que a quantidade diária disponível para 1 bilhão de pessoas.
– Invista em isolamento térmico.
São “pequenos” gestos e mudanças em nossas rotinas que contribuem diariamente para um mundo melhor! Mesmo sem notar, possuem uma força tremenda. Você influencia pessoas que você nem imagina. E lembre-se, a mudança de hábito começa em nós.
Com carinho,
Equipe Baumgarten Camisas.