Hoje a incrível Fernanda Wachholz, consultora de imagem e estilo, traz para o blog da Baumgarten Camisas, um texto super interessante sobre um acessório da moda masculina: o cachecol!
▂▂▂▂▂▂
Para climas de inverno mais frios ou amenos na meia estação, o cachecol é um acessório super bem vindo ao guarda-roupa masculino para complementar os looks.
Entretanto, não é apenas no inverno que pode-se usar os cachecóis masculinos, o outono por exemplo também apresenta seus dias gelados e amenos, com isso, podemos completar os looks com um acessório elegante e muito prático. Pensando na elegância e na praticidade, os cachecóis foram desenvolvidos ao longo do tempo com materiais diferentes, formatos e diversas cores.
Bom, vale trazer um pouquinho da história, da origem dessa peça que pode ser muito explorado nas combinações do dia-a-dia dos homens. A palavra é cachecol tem origem francesa: “cacher” com o significado de esconder ou ocultar. Você sabia que cachecol é o “pai” da gravata? Segundo a história, o cachecol teve origem na Roma Antiga, era a princípio usado só por soldados em dias quentes, era chamado “focale” e era tipo um pano molhado que eles amarravam no pescoço, com a intenção de se refrescar. O cachecol também foi muito importante durante algumas guerras, era usado para identificar os soldados de diferentes funções e países. A partir de então o cachecol virou um acessório de moda usado por homens e mulheres, combinando perfeitamente desde looks formais aos casuais.
Existem alguns tipos diferentes de cachecol, não, não são tudo a mesma coisa!
Cachecol de tricô um dos mais comuns, é um tipo de cachecol mais volumoso, por esse motivo pode ser usado somente sobre os ombros ou em uma amarração bem simples, não é necessário dar um nó.
Cachecol padrão feito de lã, seda ou algodão, é retangular e segue uma medida padrão, geralmente de 1,5 metros e tem cerca de 40 cm de largura, não é tão volumoso então possibilita ser usado dando voltas ao redor do pescoço.
O Cachecol/lenço tipo aviador feito de lã ou de seda. Originalmente era usado em branco, mas ganhou outras cores e padronagens conforme conquistou o armário masculino.
A pashmina é um tipo de lã fina, normalmente encontrada no Nepal, Paquistão e norte da Índia. Esse tipo de cachecol é geralmente mais longo. Muito conhecido por aquecer muito, indicado para dias e locais muito frio.
O snood é um cachecol que tem as extremidades costuradas, formando um tubo de tecido. Assim não precisa enrolar para dar o nó, é ainda mais prático porque é só dar duas voltas em torno do pescoço e pronto, está feito.
Não existe um dress code certinho de como usar um cachecol, como existem diversos modelos, você pode usá-lo de diversas maneiras. Eu gosto de optar pela harmonia visual então sigo uma lógica ao montar as combinações para meus clientes. Os homens mais formais os cachecóis de modelos mais finos, sem muito volume e em cores mais discretas e neutras, e para os mais estilosos e modernos podem escolher cores e modelagens diferentes. Para os homens de pescoço muito grossos e curtos devem evitar os cachecóis ou se adaptar. Nesse caso, procure optar pelos cachecóis mais finos, sem muito volume e discretos para não criar um ponto focal no look. Os homens de pescoço longo e mais fino podem variar as formas e tamanhos dos nós. Homens mais altos, o cachecol, por exemplo, pode ser uma boa para quebrar a impressão de alongar o corpo, assim, invista em cores e estampas, de acordo com o visual e evite deixar as pontas muito longas para não fazer um linha vertical (que alonga ainda mais a silhueta).
Em relação às cores o tom sobre tom é indicado para resultar em um visual super estiloso, seja com cachecol liso ou estampado, aqui vale lembrar sobre o uso da cartela de cores uma das ferramentas da consultoria de estilo. Quando a cor da roupa não é a que harmoniza com o tom de pele, ou seja, não funciona, o cachecol pode super dar o truque a ser usado em uma das cores da sua paleta, para criar um visual mais harmônico, você trazer um ponto de cor para a combinação e deixa a combinação das roupas ao seu favor.
O cachecol pode ser usado em ocasiões formais ou mais casuais. Entretanto, quando o look for mais formal, com terno e camisa é preciso ficar atento aos detalhes para criar uma imagem ideal para a ocasião. Para utilizar o cachecol com terno, camisa prefira os tecidos mais leves, como o tecido de seda ou lã e seda essa mistura de fibras garante que irá aquecer muito bem e não será muito volumoso. Nesse caso não arrisque nas cores e estampas, porque o cachecol em uma ocasião formal com uma roupa mais sofisticada, não deve ser o ponto focal do look.
No restante é um acessório que deve ser super considerado no armário masculino, porque com ele é possível montar combinações muito estilosas e dar um toque de personalidade nas combinações de inverno e meia estação.
O que acharam desse texto incrível?! Nós amamos! Os acessórios ajudam a trazer muito mais personalidade e autenticidade aos looks. E se preparem, pois na próxima semana teremos o último texto dessa série que fizemos com a Fernanda, o que será que vem por aí?
Com carinho,
Equipe Baumgarten Camisas